6 razões pelas quais nunca é tarde para aprender um novo idioma

Está bem documentado que crianças com todas as suas capacidades intrínsecas de aprendizagem têm uma vantagem sobre o resto de nós, então é natural lamentar o fato de que você não foi criado por um pai italiano e uma mãe chinesa na Alemanha (os trilingues começam a a vida teria sido boa, certo?).

Mas não é verdade que os adultos devam arquivar seus objetivos de aprender um novo idioma. Enquanto você não vai acordar amanhã falando italiano, chinês ou alemão, com a abordagem certa e com muita dedicação, não há razão para que os adultos não possam aprender um novo idioma tão bem. É uma questão de ajustar sua mentalidade.

1. Você pode mudar suas expectativas

Se você começar a aprender depois da infância, é improvável que alcance um sotaque nativo. Mas quem se importa? Fluência significa coisas diferentes para pessoas diferentes e, de qualquer forma, quem disse que aprender uma língua estrangeira tem que ser passar por um nativo? O objetivo do aprendizado de uma língua é se comunicar com outros seres humanos, então diminua a pressão.

Mudança “Quero me camuflar entre os italianos e nunca ser – suspiro! – descoberto como um estrangeiro ”, para“ Gostaria de falar tão bem quanto falei no ensino médio ”,“ Quero ler livros de nível intermediário em italiano ”ou“ Quero conversar com os habitantes locais em uma praça durante as férias . ” Todas essas são metas razoáveis ​​para alunos adultos.

2. Você é livre para fazer o que quiser

Agora que ajustamos nossa ideia do que significa sucesso para você , vamos considerar dois alunos: um de seis anos cujos pais o inscreveram para aulas de inglês no fim de semana e um adulto que estuda depois do trabalho. Quem você acha que se sairá melhor depois de um ano? A maioria, sabendo que as crianças possuem cérebros “como uma esponja”, escolheria a criança de seis anos. Ele está aprendendo sem nem tentar, certo?

Outros, sabendo por experiência de vida que motivação e coragem são marcadores valiosos para o sucesso, limitariam suas apostas no adulto. E eles têm razão. Pense nisso: ela está na aula porque quer. Ela é paga com seu próprio dinheiro e tira o tempo do dia ou feriado para estudar. Ela tem um objetivo claro em mente (ver ponto 1) e conhece os passos necessários para ajudar a alcançá-lo. Por ter um objetivo, ela se aplica dentro e fora da sala de aula e se surpreende quando o ano acaba.

Embora não seja certo que um adulto vai melhorar mais do que uma criança, é altamente provável. As crianças, embora jovens e de mente flexível, distraem-se facilmente, precisam de intervalos regulares para lanches e não são conhecidas por se dedicarem ativamente à sala de aula. Adultos motivados, por outro lado? Definitivamente.

3. Você está mais estável financeiramente

É provável que alunos adultos mais maduros tenham maior liberdade de escolha que advém do estabelecimento financeiro. Não é nenhum segredo que passar um tempo no exterior imerso em uma nova cultura e um novo idioma sobrecarrega seu aprendizado, e os alunos adultos muitas vezes podem se presentear com essa experiência.

Quer estejam aposentados, em férias ou em um sabático, os alunos adultos se beneficiam enormemente com os períodos de estudo, viagens ou expatriados no exterior. E novamente – assim como no exemplo da sala de aula anterior – essa experiência é escolha pessoal deles, e não o objetivo dos pais e, portanto, muito provavelmente será frutífera.

4. Você tem o benefício da experiência anterior

Alunos adultos já alcançaram fluência em pelo menos um idioma: o seu. Durante anos conversando, escrevendo e bisbilhotando em sua língua materna, eles acumularam uma vasta quantidade de conhecimento (embora talvez inconsciente) sobre como sua língua funciona. Esta base de conhecimento torna-se extremamente valiosa ao aprender uma língua adicional, especialmente se ela compartilha uma raiz com sua língua materna (como espanhol / italiano ou inglês / alemão).

Os alunos adultos podem usar ativamente sua língua nativa como ponto de partida, considerando as conexões entre os padrões gramaticais ou vocabulário das duas línguas. As diferenças entre línguas contrastantes, por outro lado, são mais facilmente analisadas por mentes adultas. Isso por si só é outra forma positiva de se envolver ativamente na aprendizagem de línguas.

5. Você tem anos de experiência de estudo

Sua experiência anterior não termina aí – como adulto, você tem “experiência de aprendizado” anterior em baldes. Pense nisso: na escola e na universidade, você provavelmente se tornou um aluno bastante proficiente no geral e, mais tarde, adquiriu uma série de habilidades como trocar um pneu, fazer jardinagem, administrar uma pequena empresa, discutir com um chefe, criar filhos etc. Você poderia facilmente escreva um ensaio intitulado “Aprendo melhor quando …” em pouco tempo.

Essa consciência de suas próprias estratégias de aprendizado e pensamento é chamada de metacognição e é uma ferramenta incrível para usar ao abordar um novo idioma. Felizmente, existem várias maneiras de aprender um idioma, desde aulas semanais a cursos de idiomas no exterior (e sim, é possível aprender um novo idioma em um ano ). Embora a criança ainda não tenha aprendido como prefere abordar um novo assunto, você tem o benefício da experiência anterior e pode escolher um método que seja adequado para você.

6. Você tem perspectiva

Você pode não apenas reunir o tipo de motivação e habilidades de estudo que uma criança não consegue, mas também ter perspectiva. Você sabe que a vida é uma jornada e que aprender um novo idioma é apenas uma maneira – talvez uma das melhores maneiras – de conhecer o mundo e tornar essa jornada um pouco mais interessante. É uma janela para uma nova cultura, uma nova perspectiva de vida e dá a você a chance de se conectar com pessoas totalmente novas, de todos os tipos de cantos fascinantes do nosso mundo. Aprender um idioma é uma ferramenta para esse fim e suas habilidades não precisam ser perfeitas para que você possa começar a colher esses benefícios.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *