Quer você esteja interessado em um emprego de meio período, uma carreira na educação ESL (Inglês como Segunda Língua) ou precise de alguma experiência antes de ensinar inglês em um país estrangeiro por um ano, tornar-se um professor particular de inglês pode ser financeiramente compensador e ótimo maneira de conhecer novos amigos e aprender novas culturas. Começar do zero com poucos ou nenhum contato pode ser assustador, mas é definitivamente possível. Aqui estão seis dicas e estratégias que aprendi para você começar.
1. Entenda o que você pode oferecer aos seus alunos.
Você precisa ter um bom domínio da gramática do inglês para ensinar inglês, mas não precisa ser um especialista em gramática. Os alunos geralmente procuram ajuda com a conversação, habilidades técnicas ou até mesmo um curso intensivo de gírias e expressões coloquiais, conjuntos de habilidades que são menos comumente ensinados em um ambiente de sala de aula tradicional. Eles querem falar como um local, e você pode ser o local que pode ensiná-los.
Se você aprendeu inglês como segunda língua, ou se já estudou uma língua estrangeira, será capaz de se relacionar com seus alunos e entender melhor quais métodos funcionam e quais não.
2. Divulgue-se.
Coloque panfletos em escolas de idiomas, supermercados étnicos, áreas comuns de universidades e faculdades locais e qualquer organização que trabalhe com populações estrangeiras ou imigrantes em sua área. Algumas organizações que podem ser tentadas são a Latina Women’s League , o Florida Immigrant Advocacy Center e o Rotary Club.
Se você souber um idioma estrangeiro, considere participar de uma troca de conversas para aumentar sua lista de contatos. Você vai se encontrar com alguém que sabe o idioma que está aprendendo, e vocês dois vão dividir o tempo conversando em inglês e na língua estrangeira. Você também pode se voluntariar para se encontrar com alguém e conversar em inglês com essa pessoa. Normalmente essas trocas são gratuitas, mas podem ser uma boa forma de adquirir contatos.
Num verão, passei uma hora nas manhãs de segunda-feira conversando com um professor coreano de intercâmbio para melhorar seu inglês e, dois meses depois, um de seus colegas coreanos me ligou para pedir aulas para toda a sua família!
3. Personalize planos de aula para seu aluno.
A vantagem de uma aula particular é que toda a sua atenção está voltada para um único aluno. Recomendo que se encontre com o aluno antes de iniciar oficialmente as aulas para aprender seu nível e interesses. Pergunte quais objetivos específicos ele deseja alcançar. Cada aluno é único e é sua função adaptar as aulas para ajudar o aluno a atingir seus objetivos.
Quando eu estava ensinando para a família coreana, a esposa adorava cozinhar enquanto o marido se interessava pela política americana e pelas questões sociais. Para a esposa, trouxe receitas americanas e ensinei-lhe o vocabulário necessário para ler uma receita. Com o marido, baseei nossas aulas em eventos atuais e debates sociais.
A primeira reunião é também a hora de definir o valor das propinas, horários e local de encontro.
4. Crie as aulas e não tenha medo de pedir ajuda.
Para um iniciante, criar um plano de aula pode ser assustador.
Para uma aula de mais de meia hora, planeje um conjunto de mini-aulas. Por exemplo, gaste 10 minutos em um novo vocabulário, passe para o ponto principal da lição e passe os últimos 15 minutos em conversas de estilo livre.
Você pode basear cada lição por habilidade ou por tema. Por exemplo, você pode ter aulas com foco em um tempo verbal específico ou pode criar aulas sobre tópicos como saúde, esportes, culinária e assim por diante.
Se você se sente perdido e não sabe por onde começar, pesquise online por planos de aula de ESL e você encontrará muitas ideias, exercícios e jogos para cada tipo de nível. Não tenha medo de usar todo o plano de aula, adaptá-lo para atender aos interesses do aluno ou pegar alguns pedaços para formar sua própria aula. Eventualmente, você ficará mais confiante e obterá um arquivo de planos de aula que pode ser revisado e reutilizado com outros alunos. Alguns sites que considero úteis são Using English , English as Second Language e Dave’s ESL Cafe .
Eu usei a internet, livros antigos de língua estrangeira que eu converti em aulas para ESL, livros de exercícios antigos de ESL, e eu até pedi conselhos a pessoas que aprenderam inglês como segunda língua. Tudo que você precisa é de algum tempo e criatividade, e voilá, você terá um plano de aula.
5. Preste atenção ao aluno.
É tudo sobre o aluno. Falar devagar. Diminua a velocidade se ele parecer confuso e acelere se ele parecer entediado. Mesmo se você for naturalmente tímido, você é o professor e deve ser confiante e extrovertido. Você deve assumir a liderança e envolver o aluno. Faça com que seus alunos se sintam confortáveis e deixe-os saber que estão livres para fazer perguntas a qualquer momento.
Conforme o tempo passa, pergunte a opinião do aluno sobre as aulas. Como você não faz parte de uma escola de idiomas e não tem a quem responder, você tem a liberdade de alterar continuamente as aulas para atender às necessidades e preocupações em constante mudança de seu aluno.
6. Divirta-se.
Ensinar inglês é uma ótima maneira de aprender sobre outras culturas e conhecer novas pessoas. A experiência é tudo o que você faz dela: você pode ser estritamente profissional com seus alunos ou pode iniciar excursões e viagens de campo para que eles vivenciem sua cultura.
Eventualmente, a notícia se espalhará e você se encontrará com muitos alunos e, com sorte, alguns novos amigos internacionais.