O Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido reconhece cinco etapas para a saúde mental e o bem-estar. Quando os encontrei pela primeira vez, fiquei impressionado ao ver como o conselho é simples e também como ele é apropriado para a nossa profissão.
As etapas são baseadas em evidências e o NHS afirma que tentar essas coisas ‘poderia ajudá-lo a se sentir mais positivo e capaz de obter o máximo da vida’. Nesta postagem do blog, resumi cada ponto e adicionei uma nota pessoal sobre minha própria experiência em cada área.
As etapas são baseadas em evidências e o NHS afirma que tentar essas coisas ‘poderia ajudá-lo a se sentir mais positivo e capaz de obter o máximo da vida’. Nesta postagem do blog, resumi cada ponto e adicionei uma nota pessoal sobre minha própria experiência em cada área.
1. Conecte-se com outras pessoas
Bons relacionamentos são importantes em todos os momentos, mas agora, mais do que nunca, precisamos encontrar e oferecer apoio emocional e compartilhar nossas experiências. Com algumas pessoas vivendo sob restrições de movimento, as reuniões cara a cara nem sempre são possíveis, mas ainda podemos falar ao telefone, bater papo online ou fazer videochamadas – e devemos fazer um esforço para fazer isso.
Eu: Não sou um grande fã de festas e eventos sociais, então estar em bloqueio teve seu lado positivo para mim. No início do ano, recusei convites para noites e encontros de quiz sobre Zoom. Apreciei como os outros podem apreciá-los, mas não pensei que fossem para mim. Então entrei para um clube do livro online e tudo mudou. Lemos um livro todo mês e nos encontramos online para discuti-lo. Que alegria acabou sendo. No momento em que escrevo esta postagem, participei de duas reuniões e estou ansioso para a terceira. É importante encontrar o grupo certo, mas se ele não existir, não há nada que o impeça de configurá-lo.
2. Seja fisicamente ativo
Além dos benefícios óbvios do exercício físico para a saúde, as evidências mostram que mudanças químicas ocorrem no cérebro quando você se movimenta e que podem ter um efeito positivo no seu humor.
Eu: Nunca gostei de esportes de equipe, mas gosto de caminhar e nadar. No início do ano, quando os movimentos eram restritos, eu passava grande parte do meu tempo livre no sofá lendo ou assistindo a jogos de caixas. Eu me sentia lento e sem inspiração. Quando pudemos sair de novo, dei uma longa caminhada e me senti tão bem que sabia que tinha que priorizar a caminhada no meu dia a dia. É muito fácil inventar desculpas para não fazer exercícios, mas rebati cada uma das minhas desculpas. Comprei roupas impermeáveis, então as condições climáticas não me impediram. Comecei a levantar mais cedo, então tinha tempo antes do trabalho. Você começa a foto. Agora estou caminhando diariamente há cerca de cinco meses e me sinto muito bem por isso. Todos precisam encontrar a atividade que lhes convém. Quando você o encontra, é libertador.
3. Aprenda novas habilidades
O NHS reconhece que isso é importante, pois aumenta a auto-estima e dá a você um senso de propósito. Eu não poderia concordar mais. Como educadores, já sabíamos disso, é claro. Novas habilidades podem ser qualquer coisa, desde cozinhar até usar software de computador. Na verdade, muitos professores foram forçados a aprender novas habilidades à medida que se mudavam para ensinar online. Provavelmente, é uma boa ideia parar e refletir sobre isso e se sentir orgulhoso do que você alcançou.
Eu: Eu tive que pensar um pouco nisso. Não é engraçado como raramente paramos para pensar sobre o que estamos aprendendo e como estamos progredindo? Aqui estão três novas habilidades que aprendi recentemente:
- Aprendi como tirar mudas de plantas de madeira macia – uma proeza nada fácil.
- Aprendi a fazer meus próprios biscoitos e biscoitos de água. É fácil!
- Comecei a aprender como usar alguns softwares de design livre para diagramas e pôsteres simples. Não é fácil para mim, mas estou satisfeito com o meu progresso.
Novamente, todos devem pensar em seus próprios interesses e no que pode ser uma habilidade útil em suas vidas. É uma sensação ótima dominar algo novo.
4. Dê aos outros
De acordo com o NHS, isso ajuda a dar a você uma sensação de valor e a se conectar com as pessoas. Eles sugerem fazer pequenos atos de bondade, como ajudar um vizinho ou apoiar um amigo de alguma forma. Como educadores, muitos de nós já o fazemos, especialmente aqueles que colaboram em projetos ou trabalham em equipa.
Eu: Tenho feito trabalho voluntário há muitos anos, então essa etapa foi fácil para mim. Além da sensação boa que você tem quando sabe que está ajudando outras pessoas, o voluntariado pode ser uma experiência de aprendizado gratificante. Eu também fiz bons amigos dessa maneira. Como educadores, existem muitas maneiras de ajudar os outros. ‘Tempo’ é talvez o presente mais precioso de todos. Confira as associações de professores em sua área ou participe de grupos online para ver como você pode contribuir para a nossa profissão. Sua experiência e conhecimento são inestimáveis.
5. Preste atenção ao momento presente (atenção plena)
De acordo com o NHS, a atenção plena “pode mudar positivamente a maneira como você se sente sobre a vida e como você aborda os desafios”. É tudo uma questão de estar ciente do que está acontecendo agora, sobre seus pensamentos, seus sentimentos e sobre o mundo ao seu redor.
Eu: Sempre me interessei por meditação e por encontrar uma maneira de manter a calma em meio ao caos. Para mim, atenção plena é algo absolutamente vital se queremos estar em paz e viver da melhor maneira possível. Existem muitas maneiras de ficar atento. Aqui estão algumas coisas que eu faço que funcionam para mim.
- Eu tenho algum ‘tempo sem tela’ para descansar meus olhos e cérebro.
- Sento-me ao ar livre e me concentro na natureza.
- Eu faço algo criativo como pintura ou trabalho artesanal.
- Eu trabalho no meu jardim.
- Colho cogumelos selvagens na floresta.
O truque aqui é encontrar algo que funcione para você.