The 8 Parts of Speech: Examples and Rules

Cada palavra faz parte do discurso. O termo “parte da fala” refere-se ao papel que uma palavra desempenha em uma frase. E como qualquer local de trabalho ou programa de TV com um elenco, esses papéis foram projetados para trabalhar em conjunto.

Continue lendo para aprender sobre as diferentes partes da fala que as palavras que usamos todos os dias caem, e como as usamos juntas para comunicar ideias claramente.

As 8 partes da fala

1. Substantivos

Um substantivo é uma pessoa, lugar, conceito, ou objeto. Basicamente, qualquer coisa que seja uma “coisa” é um substantivo, quer você esteja falando de uma quadra de basquete, São Francisco, Cleópatra, ou autopreservação.

Substantivos se enquadram em duas categorias: substantivos comuns e substantivos adequados. Substantivos comuns são nomes gerais para coisas, como planeta e game show. Substantivos apropriados são nomes específicos para coisas individuais, como Júpiter e Jeopardy!

>>Leia mais sobre substantivos

2. Pronomes

Pronomes são as palavras que você substitui por substantivos específicos quando o leitor ou ouvinte sabe a qual substantivo específico você está se referindo.

Você pode dizer “Jennifer deveria estar aqui às oito”, então siga com “elaestá sempre atrasada; da próxima vez que eu vou dizer a ela para estar aqui meia hora antes.

Em vez de dizer o nome de Jennifer três vezes seguidas, você substituiu ela e ela e suas frases permaneceram gramaticalmente corretas. Os pronomes são divididos em uma variedade de categorias, e cobrimos todos eles em nosso guia para pronomes:

3. Adjetivos

Adjetivos são as palavras que descrevem substantivos. Pense no seu filme favorito. Como descreveria para um amigo que nunca viu?

Pode-se dizer que o filme foi engraçado, envolvente, bem escritoou suspense. Quando você está descrevendo o filme com essas palavras, você está usando adjetivos. Um adjetivo pode ir logo antes do substantivo que está descrevendo (eu tenho um cão preto), mas não precisa. Às vezes, adjetivos estão no final de uma frase (meu cachorro é preto).

>>Leia mais sobre adjetivos

4. Verbos

Vamos, vamos! Seja incrível! Corra o mais rápido que puder! Ganhe a corrida! Parabenize cada participante por colocar no trabalho para competir!

Estas palavras ousadas são verbos. Verbos são palavras que descrevem ações específicas, como correr, vencerser incrível.

Nem todos os verbos se referem a ações literais, no entanto. Verbos que se referem a sentimentos ou estados de ser, gostam de amar serem, são conhecidos como verbos de não ação. Por outro lado, os verbos que se referem a ações literais são conhecidos como verbos de ação.

>>Leia mais sobre verbos

5. Adverbs

Um advérbio é uma palavra que descreve um adjetivo, um verbo ou outro advérbio. Dê uma olhada nesses exemplos:

Aqui está um exemplo: entrei na sala tranquilamente. Silenciosamente está descrevendo como você entrou (verbo) na sala.

Aqui está outro exemplo: um guepardo é sempre mais rápido que um leão. Sempre está descrevendo com que frequência um guepardo é mais rápido (adjetivo) do que um leão.

6. Preposições

Preposições dizem a relação entre as outras palavras em uma frase.

Aqui está um exemplo: deixei minha bicicleta encostada na garagem. Nesta frase, contra é a preposição porque nos diz onde deixei minha bicicleta.

Aqui está outro exemplo: ela colocou a pizza no forno. Sem a preposição, não sabemos onde está a pizza.

>>Leia mais sobre preposições

7. Conjunções

Conjunções tornam possível construir frases complexas que expressem múltiplas ideias.

Eu gosto de molho marinara. Eu gosto de molho alfredo. Eu não gosto de molho de puttanesca. Cada uma dessas três frases expressa uma ideia clara. Não há nada de errado em listar suas preferências assim, mas não é a maneira mais eficiente de fazê-lo.

Considere em vez disso: eu gosto de molho marinara e molho alfredo, mas eu não gosto de molho puttanesca.

Nesta frase, e mas são as duas conjunções que unem suas ideias.

>>Leia mais sobre conjunções

8. Artigos

Uma pera. A casa de tijolos. Uma experiência emocionante. Essas palavras ousadas são conhecidas como artigos.

Como substantivos, os artigos vêm em dois sabores: artigos definitivos e artigos indefinidos. E assim como os dois tipos de substantivos, o tipo de artigo que você usa depende de quão específico você precisa ser sobre o que você está discutindo.

Um artigo definitivo descreve um substantivo específico, como o e este. Exemplo: você comprou o carro?

Agora troque em um artigo indefinido: você comprou um carro?

Viu como foi a implicação e está fazendo uma pergunta muito mais geral?