Inglês é uma língua divertida de aprender ( aqui estão 9 razões pelas quais é demais ), e embora seja considerada acessível e relativamente fácil de aprender, com 750.000 palavras e grafia que podem confundir até mesmo o aluno mais habilidoso , aprender inglês rápido pode parece impossível. Mas estou aqui para dizer que não é – desde que você tenha a estratégia certa.
Aqui estão nossas principais dicas sobre como aprender inglês rapidamente:
1. Leia tudo que você puder colocar em suas mãos
Literatura clássica, brochuras, jornais, sites, e-mails, seu feed de mídia social, caixas de cereais: se for em inglês, leia. Por quê? Bem, este conteúdo estará cheio de um novo vocabulário suculento, bem como de uma boa quantidade que você já conhece. Isso ajuda você a melhorar rapidamente, pois a reexposição ao vocabulário aprendido oferece novos exemplos no contexto, reforçando, portanto, essas palavras em sua mente. Por outro lado, aprender novas palavras e expressões é essencial para construir seu arsenal de vocabulário, principalmente em um idioma como o inglês com tantas palavras! No entanto, não basta ler e seguir em frente – em seguida, você tem que …
2. Anote ativamente o novo vocabulário
Essa dica é clássica por um bom motivo: funciona! Quando aprendemos, muitas vezes gostamos tanto de uma nova palavra ou frase que esquecê-la parece impossível. Mas acredite em nós, nem tudo pega na primeira vez. Para combater isso, adquira o hábito de carregar um notebook descolado ou usar uma ferramenta como o Evernote. Sempre que ouvir ou ler uma nova palavra ou expressão, escreva-a no contexto: isto é, em uma frase e com seu significado anotado. Isso economiza tempo, pois você não vai voltar a essa palavra e se perguntar: “O que essa palavra / expressão significa de novo?”
3. Fale com humanos reais
Para que serve um idioma senão para se comunicar? Claro, nós, humanos, nos tornamos especialistas em comunicação sem abrir a boca – obrigado Whatsapp! – mas quando chega a hora, é verdade que falar uma língua ajuda muito mais a gravá-la na cabeça do que apenas ler ou escrever. Pense em quantas vezes você ouviu pessoas dizerem que “entendem, mas não falam inglês”. Muitos aspirantes a falantes de inglês transformaram a fala em uma enorme barreira intransponível que só serve para desencorajá-los. Não seja assim. Procure falantes nativos para um intercâmbio informal de idioma, inscreva-se em um curso ou faça aulas online.
4. Assine podcasts ou canais do Youtube (em inglês)
Gosta de humor? Política? Blogando? Cozinhando? Com tópicos que cobrem todos os interesses imagináveis, existe um podcast em inglês ou um canal no Youtube para você. Assine alguns e ouça enquanto dirige ou assista durante o trajeto para a escola ou trabalho. No início, você pode achar difícil o sotaque nativo, mas persista e logo começará a entender o que ouve (além de aprender muito vocabulário novo com um falante nativo!)
5. Vá para o exterior
Se houver uma maneira melhor de aprender inglês do que mergulhar enquanto morar e estudar em um país de língua inglesa, adoraríamos saber! Não é nenhum segredo que o inglês é o idioma mais falado no mundo e, com uma longa lista de países para escolher, você pode selecionar seu ambiente de aprendizado ideal com base no hemisfério, clima ou cidade favorita. Pense na Austrália , Nova Zelândia , Reino Unido , Estados Unidos , Canadá e África do Sul, para citar alguns!
6. Use seus amigos
Tem amigos que postam online em inglês? Não os ignore em seu feed de notícias: examine os itens que eles compartilham e se comprometa a explorar um ou dois a cada dia. Podem ser notícias ou artigos de revistas, vídeos, palestras, postagens em blogs, músicas ou qualquer outra coisa: se for em inglês e o tópico interessar a você, será útil!
7. Faça muitas perguntas
A curiosidade pode ter matado o gato, mas também impulsionou o aluno da língua à fluência! Conforme você aprende inglês, logo acumulará uma montanha de perguntas. Não se assente nas suas dúvidas – seja curioso e resolva-as! Se você está matriculado em um curso, pergunte ao seu professor (afinal, é para isso que eles estão lá). Mas se você estiver aprendendo sozinho, não se preocupe: encontre respostas em blogs ou sites de idiomas, pergunte a outros alunos ou leia fóruns. Você ficará feliz por ter feito isso!
8. Assuma a liderança das estrelas
Misture seu aprendizado escolhendo um ator ou cantor nativo que fale inglês de sua preferência. Agora, entre online, encontre um monte de entrevistas que eles deram – e veja-as! Preste atenção uma vez para a essência, depois novamente, tomando tempo para anotar expressões e palavras interessantes que você ouve. As gírias, histórias, humor e anedotas que resultam dessas entrevistas certamente lhe darão muito com que trabalhar!
9. Comece com o que você realmente precisa
É provável que seus estudos de inglês sejam muito mais rápidos se você se lembrar constantemente de seus motivos para aprender. Você vai fazer um intercâmbio de estudos? Em seguida, concentre-se no vocabulário relacionado aos seus estudos. Tem uma conferência no exterior? Recapitule os iniciadores de conversa para usar com os outros participantes. Vai ter um ano sabático? Parece que o vocabulário de viagens e turismo será o seu guia. Se você simplesmente começar a aprender inglês na esperança de aprender tudo e qualquer coisa de uma vez, é provável que você acabe confuso e exausto. O que nos leva a …
10. Não se chute enquanto você estiver caído
Quando você começar a sentir que não está ganhando terreno – o que acontece com todos os alunos em algum momento – não diga: “Eu não falo inglês” ou “Eu nunca entenderei isso”. Na verdade, bane essas frases do seu vocabulário! Eles apenas confundem sua compreensão do progresso que você está fazendo e o convencem de que seus sonhos de falar bem inglês são impossíveis. Em vez disso, diga “Estou aprendendo inglês e fazendo melhorias todos os dias”, “Nem sempre é fácil, mas vale a pena”, “Estou muito melhor do que estava há seis meses” e outras frases para se lembrar do grande quadro.